21.5.12

De cozinhar



O fim-de-semana foi mesmo muito caseiro e passado a trabalhar. Para fazer uma pausa e para combinar com a chuva lá fora, passei algum tempo na cozinha. Fiz uns bifes com legumes no wok adaptados daqui,  muffins de limão e mirtilhos, daqui, e pizza caseira.
Gosto de cozinhar. Não gosto de cozinhar com pressa, nem com muita fome, nem com a cozinha desarrumada, e sou muito insegura a cozinhar para muita gente. Mas com calma e boa música, gosto bastante de cozinhar, principalmente de cortar legumes, de fazer bolos e de amassar pão. Sou adepta da cozinha rápida e simples, mas saudável e com sabor (e bom aspecto). Tento fazer refeições equilibradas e variadas. É mais um modo de estar na vida do que um esforço, é-me natural e só assim me sinto bem. Também sou gulosa e dificilmente resisto a coisas como chocolate ou queijo, mas evito exagerar. Adoro ler sobre comida saudável e nutrição.
A minha refeição favorita é o pequeno-almoço. Não consigo sair de casa com o estômago vazio e gosto de ter este momento para mim. Vario entre as papas de aveia com leite e fruta (a descoberta do ano), os cereais com morangos, e as torradas e leite com café (ao fim-de-semana). Em dias especiais faço panquecas.
Como sempre em casa e levo os lanches de casa para o trabalho. Assim posso controlar tudo o que como, e poupo bastante dinheiro. Para os lanches faço o meu próprio iogurte natural, ao qual acrescento fruta cortada, muesli ou outras sementes. Ultimamente tenho feito também muffins ou pãezinhos ao fim-de-semana, que congelo para depois levar para o trabalho. Também faço compotas e, às vezes pão, no forno ou na máquina. Gostava de fazer mais coisas em casa, como as bolachas, mas o tempo não chega para tudo...
Aprendi com a minha mãe a programar as refeições com antecedência, e é o que me tem valido para fazer o dinheiro chegar para o mês todo. Isso também me permite não estragar comida, e planear a alimentação com base no equilíbrio (além de ser um descanso não ter de pensar o que vou cozinhar hoje). 
Sou fã do Jamie Oliver, do Henrique Sá Pessoa e da Nigella Lawson. E deixo-vos alguns links que sigo com boas receitas e ideias para o dia-a-dia.

::: Vaqueiro
::: As minhas receitas
::: Cinco quartos de laranja
::: Zine de pão
::: Às nove no meu blogue
::: Raspberry essence
::: Martha Stewart
::: Real Age

Boa semana!

3 comments:

ana pina said...

Também adoro cozinhar - com tempo, música e usando comida saudável, tal como tu :)
Faço muitas das coisas que sugeres, como fazer pão em casa, aproveitar o tempo do pequeno almoço em casa para mim (geralmente como torradas e bebo café enquanto leio um livro), planear minimamente as refeições para não haver desperdícios... Poupa-se muito dinheiro e tem-se a certeza do que se come quando se leva comida de casa para o trabalho e o Nuno ganhou o hábito de fazer isso :)
Obrigada pelos links, não conheço alguns e vou espreitar!
Algo me diz que vais gostar da entrevista que tenho programada para esta quarta-feira ;)
Beijinho

koklikô said...

Eu é mais bolos :p
Quem cozinha cá em casa é o meu marido :)
Deixo-te aqui dois blogues que eu gosto bastante, não sei se já os conheces.

http://mood4food.blogspot.pt/
http://www.flagrantedelicia.com/#axzz1vX48Cris

Adriana Oliveira said...

Ana: a leitura ao pequeno almoço é das coisas que mais prazer me dá! Estou curiosa quanto à entrevista ;)

Koklikô: eu também é mais bolos, o resto nem sempre sai bem eheh. Obrigada pelos links, não conhecia!