9.11.23

Piódão









Piódão





Foz D'Égua




Fraga da Pena





Mata da Margaraça


Côja


"O mundo está em constante movimento e vibração. Para ele, não existe um ponto zero que pudéssemos recordar ou compreender. Os nossos olhos tiram fotografias que não passam de imagens e meros esboços. A paisagem é a maior das ilusões, porque não existe tal coisa como a estabilidade de uma paisagem. Uma paisagem é recordada como se fosse um quadro. A memória cria postais ilustrados, mas não compreende o mundo de modo nenhum. É por isso que a paisagem é tão vulnerável à disposição daqueles que a contemplam. O ser humano vê, na paisagem, os seus próprios momentos, interiores e passageiros. Para onde quer que olhe, vê-se apenas a si próprio."

(Olga Tokarczuc, in Casa de Dia, Casa de Noite)


****


Em Outubro, fizemos um passeio bem merecido em família e perdemo-nos de amores pela aldeia do Piódão, e as suas casinhas que mais parecem de brincar (não é à toa que lhe chamam de aldeia presépio). Caminhámos em direcção a Foz D'Égua para perceber que é um lugar encantado, parecendo sair directamente de um conto envolvendo hobbits e feiticeiros. Na Mata da Margaraça espreitámos a cascata da Fraga da Pena e senti, pela primeira vez este ano, o Outono a sério, ao pisar um tapete de folhas de castanheiro que imediatamente me levou todos os pesos dos últimos tempos. A natureza a ensinar-me, sempre. 

...

In October, we took a well-deserved family trip and lost in love with the village of Piódão and its little houses that look like toys (it's not a coincidence that it's known as the Christmas nativity scene village). We hiked towards Foz D'Égua only to find ourselves in an enchanted place, looking straight out of a tale involving hobbits and wizards. In Mata da Margaraça, we visited Fraga da Pena's waterfall, and I felt, for the first time this year, the real Autumn, as I stepped onto a carpet of chestnut leaves, that immediately took away all the heavy weights of recent times. Nature teaching me all the time.

4 comments:

Anita said...

Adorei recordar através das tuas fotografias Piódão. Obrigada pela partilha

Madison said...

Beautiful scenes and beautiful photos of them! Thanks for sharing!

Adriana Oliveira said...

Obrigada ☺️

Adriana Oliveira said...

Thank you ☺️