3.12.22

About November - an ode to Autumn
























"-O passado e o futuro são uma ilusão, Tristan. Tudo é ao mesmo tempo. O que aconteceu há um dia está aqui e agora, o que aconteceu há um século também, o que eu irei comer amanhã idem, e o início do Universo está a suceder neste instante, bem como o seu final. Nascemos e morremos ao mesmo tempo e vivemos inúmeras vidas. Tudo num instante ou numa eternidade. O tempo não passa." 

(Afonso Cruz, in Nem todas as baleias voam)



Novembro é um mês denso. Os dias são curtos, a escuridão é intensa, o frio aparece de repente sem que o corpo esteja preparado, por muitos Outonos que já tenha vivido, é sempre uma surpresa que me faz encolher, na tentativa vã de me proteger. É também o mês em que a natureza recolhe e tudo em mim pede descanso e conforto, o que não corresponde ao ritmo que se exige lá fora. Mas há algo de mágico neste mês de pleno Outono, algo de muito belo em toda esta morte que sempre me arrebata, como se a natureza fizesse a sua despedida em grand finale, e desse tudo de si antes de se render de vez ao escuro e ao frio. 
Bem-vindo Dezembro!

...

November is a dense month. The days are short, darkness is intense, the cold suddenly arrives without the body being prepared, no matter how many Autumns it has lived, it is always a surprise that makes me cower, in a vain attempt to protect myself. It is also the month in which nature withdraws and every part of me asks for rest and comfort, which does not correspond to the rhythm that is demanded out there. But there is something magical about this month of full-Autumn, something very beautiful in all this death that always thrills me, as if nature did her grand finale and gave it all just before surrendering once for all to the dark and cold.
Welcome December!



No comments: