29.11.10

Porto


Nos clérigos

Av. dos Aliados

R. de Mousinho da Silveira

Rua Cândido dos Reis

Feiras Francas

Vista da Sé

Ribeira

O objectivo da ida ao Porto era acompanhar o N. a um almoço de velhos amigos e, por isso, os planos de passeio eram bastante limitados, com excepção de uma visita às Feiras Francas, no Palácio das Artes, que já me tinham ficado debaixo de olho em edições anteriores e que não queria perder.
Apanhámos cedo um comboio desde Aveiro, e demos algumas voltas até encontrar o caminho para o palácio, porque me esqueci de levar mapa e não conheço o Porto assim tão bem. O reencontro com a cidade invicta, após vários anos de ausência, não podia ter sido melhor. Num dia lindíssimo de sol e frio, havia toda uma magia no ar, com o Natal a pairar, a azáfama das pessoas e o brilho das folhas das Ginkgo bilobas espalhadas pelas ruas!
Adorei as Feiras Francas, foram de longe o projecto de mostra e venda de design e artesanato mais interessante por onde passei, desde a concepção e organização do espaço à qualidade dos trabalhos expostos e, como consequência, à afluência de pessoas. Tive oportunidade de conhecer pessoalmente esta e esta meninas, que já conhecia da internet, e de fazer algumas compras de Natal (handmade, claro).
Passeámos ainda pela zona da Torre dos Clérigos e pela ribeira ao final da tarde, com uma passagem muito rápida pela rua Galeria de Paris, mas sem tempo para parar. Ficou a vontade de regressar em breve, para explorar a cidade com mais calma e visitar esta e outras zonas, e algumas das suas lojas e galerias mais emblemáticas...

2 comments:

ana pina said...

Eu sou suspeita, mas... o Porto é uma cidade linda! E isso sente-se nas tuas fotos :) Tens que vir cá com mais tempo, para passeares mais e viveres um pouco da noite nas Ruas Galeria de Paris e Cândido dos Reis (mas mais lá para o Verão, que agora está muito frio!)

As Feiras Francas são sem dúvida um dos melhores eventos de divulgação e venda de novos criadores da cidade... exactamente pelos motivos que referes. Gostei muito de contar com a tua visita e de finalmente te conhecer pessoalmente depois de algumas conversas via internet!
Beijinhos

SombrArredia said...

...não vais acreditar mas há 4 dias atrás tirei 1 foto a uma Ginko precisamente na mesma rua q mencionas sem saber q especíe era,só pq adorei o formato das folhas :) :) :)

Vai ao Soppro que ela espera-te lá ;)